sexta-feira, 11 de julho de 2014

HISTÓRIA DA ESTRADA DA GRACIOSA

A estrada da Graciosa, Rodovia PR-410, trata-se de uma antiga rota de tropeiros que seguiam até o litoral. A estrada atravessa um dos trechos de Mata-Atlântica mais preservados do Brasil. Desde 1993, foi declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. 


A serra tem uma extensão de aproximadamente 30 km e termina na cidade de Morretes. 





Morretes

Trata-se de uma cidadezinha com muita história e casarões antigos bem preservados. 


Rio Nhundiaquara
Vista Conjunto Marumbi
Além de sua beleza, a cidade atrai muitos turistas devido a um prato típico conhecido como 'Barreado', criado há mais de 300 anos. A origem é atribuída aos portugueses que vieram para a região. O prato em si consiste em carnes cozidas, servida com arroz e farinha de mandioca. O segredo está no tempo da preparação, cerca de 20 horas, na panela de barro, suficiente para desfiar a carne. As fibras soltam-se em um caldo grosso a base de temperos regionais. A panela deverá ser vedada, durante sua preparação, com uma massa de farinha e água a fim de manter o vapor dentro do 'caldeirão'. A bebida que acompanha, como não poderia deixar de ser, é um bom vinho ou suco de uvas.     


Depois deste maravilhoso passeio, voltar para Curitiba de trem, é outro espetáculo a parte!

Trem

A viagem consiste em 110 km, durante 3 horas, cortando a Mata Atlântica, em uma ferrovia com 128 anos de história. Passaremos por pontes, viadutos e túneis. As janelas são amplas, o que permite aos viajantes apreciar verdadeiros quadros de paisagens em movimento. 




Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário